16/11: Semana da Música

Hoje, ou dia 16 de novembro, como ninguém poucos sabem, é Dia Semana da Música.

Então vamos falar sobre a música!

A música é uma arte que não sei quando iniciou, só sei que iniciou há milhares de anos, com os "homens das cavernas". Desde os tempos primordiais a humanidade expressava suas emoções e vontades cantando e o cachorro latindo.
Na verdade nem todo som em tom um pouco maior que o normal que o ser humano emite é música. Música é toda sequencia de sons com ritmo e tons harmônicos, e não uma gritaria qualquer som sem ao menos ritmo.
Os animais irracionais também usam da música, geralmente para atrair suas fêmeas para o sexo a cópula.
O ser humano provavelmente iniciou sua "carreira musical" com o surgimento das religiões, e usavam da música para adorar ou sei lá o que seus deuses. Nos rituais também eram usados "barulhos" originados de diversos materiais que eram usados como instrumento para composição das músicas, isto é, os instrumentos musicais.
Passado os tempos, o ser humano começou a usar a música também como forma de diversão e demonstração de afeto com o sexo oposto, incluindo a dança (que também surgira nas religiões) que seguia o ritmo das músicas.
Décadas passadas, a música tem sido uma grande ferramenta usada para manifestação de ideias, movimentos, protestos, etc. Ela diretamente exerce influencia sobre estilos de vida, chegando a caracterizá-los. Por exemplo, o Rock'n Roll eclodiu por meio dos jovens que queriam liberdade de pensamento, prazer sexual e drogas. E o funk caracteriza pobres de favelas brasileiras.
Atualmente, as músicas são usadas também como ritual nupcial, onde o funk é o ritmo predominante.

Muitas vezes encontramos na mídia músicas que fazem sucesso e ao menos poderiam ser músicas, pois não são harmonicamente ritmadas. Já não sabemos o exato sentido do que é música, e nem se estamos corretos ao afirmar que para ser uma música é necessário harmonia.



"tchu, tcha,
 tcha,
 tchu, tchu,
 tcha"
                                                        (João Lucas e Marcelo)                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste sua ideia!